Pesquisa

Caminhão Usado

No site do caminhão usado pode aprender várias dicas para comprar um caminhão usado de boa qualidade a um bom preço. Desde dicas para analizar o caminhão usado, a dicas para negociar um preço melhor, nós vamos ensinar tudo pra você!

Ao inspeccionar um caminhao usado deve ter atenção ás avarias. Existe sempre muito caminhao usado para venda. Por isso você não deve ter medo se demorar algum tempo a encontrar aquele caminhao usado de que voce gosta. É importante nao estar pressionado para comprar caminhao usado, pois essa pressão é o maior inimigo para fazer uma boa compra.

Comprar um caminhao usado é mais arriscado pois você nao tem garantia e o vendedor pode estar escondendo alguma coisa de voce. Quando compra um caminhao 0km não tem esses problemas. Por isso fizemos este guia de compra de caminhao usado.

Seguindo este passo a passo pode ver o que deve fazer para verificar o estado do caminhao usado que quer comprar.

Avalie bem a lataria do caminhao usado. Veja o caminhao em que está interessado à luz do dia. Nunca em locais fechados e escuros! Como a maioria dos caminhoes são pintados com tintas metálicas, as manchas na pintura irão aparecer com a incidência de luz. Também exija ver o caminhao seco porque a aparência do caminhao molhado pode enganar.

Verifique se há ondulações na lataria. Observe o caminhao da traseira para a frente, verificando toda a lateral. Se notar alguma on­dulação ou pequenos amas­sados na lataria, é sinal de colisão ou conserto. E se hou­ver diferenças nas quinas do capô, é provável que o caminhao tenha sido batido. Vale a pena observar, também, se os dois faróis ou lanternas encontram-se no mesmo estado de conser­vação. Um farol mais novo do que o outro pode indicar uma troca, geralmente por ques­tões de batida.

Abra o capô e analise se há pontos de solda entre o painel e o para-lama. Se perceber al­guma diferença nessa parte em relação às junções de chapa metálica, saiba que o caminhao já colidiu de frente. Você também pode saber se os capôs sofre­ram alguma batida se obser­var, no interior dos para-lamas e do porta-malas, se existe uma camada de calafetador, também chamado de “macar­rãozinho”, dando acabamento nas emendas entre as chapas. Estes acabamentos, na maioria dos caminhoes, são aplicados na fábrica. Sua falta pode indicar substituição de peça.

Ouça a lataria. Dê pancadi­nhas com os dedos na lataria para verificar se o barulho é diferente em algum ponto. Isso indica colocação de mas­sa plástica. E faça um teste: passe um ímã embrulhado numa flanela pela lataria e, se ele desprender do metal, é porque existem furos cobertos por massa plástica.

Veja se há ferrugem no caminhao usado. Em caso de bolhas na pintura, é sinal de ferrugem. Fique de olho onde a ferrugem é mais frequente: jun­to às borrachas, sob as portas e os para-lamas, nas arestas inferiores da carroceria, jun­to às canaletas e nas bordas das tampas do capô do motor e do bagageiro. Se encontrar pontos de ferrugem e água ou humidade embaixo dos tapetes, há problemas com a vedação nas borrachas dos vidros e das portas ou furos no assoalho do caminhao.

Cuidado com os caminhoes usados encerados. Observe com atenção a pin­tura. Um dos erros básicos de quem sofre um acidente é mandar consertar a lataria em oficinas não-autorizadas, onde o caminhao é pintado com uma tinta de textura diferente à de fábrica, resultando em al­guns pontos de ranhura e opa­cidade. Para saber se o caminhao foi pintado recentemente, veja se há diferenças de cor e procure respingos de tinta nos frisos e nas borrachas. E cuidado com os caminhoes ence­rados: eles podem esconder defeitos na pintura.

As portas do caminhao usado também dão pistas. Fi­que atento também às portas do caminhao: se alguma delas apresentar problemas para fechar ou di­ferença entre os vãos, isso demonstra que o caminhao foi batido. Outra dica é observar o alinhamento dos frisos da porta: se estiverem desalinha­dos, também podem ser um referencial de peça reparada (caminhao batido). E, para saber se o caminhao já sofreu colisão tra­seira, avalie o local do estepe: levante o pneu sobressalente e olhe com atenção a região. Se ela mostrar algum ponto estranho de solda ou se estiver oval, é a prova de que houve batida nessa área.

Num caminhao usado a avaria boa é a que se conhece. Por mais estranho que essa dica possa parecer, prefira caminhoes que apresentem riscos na lataria do que modelos visual­mente impecáveis. Na maioria das vezes, um veículo aparen­temente limpo esconde uma história de acidentes ou, ao menos, de repintura.

Espero que estas dicas pra comprar um caminhao usado lhe sejam úteis. Por vezes é trabalhoso comprar um caminhao usado mas vale a pena inspeccionar bem o caminhao que quer comprar para evitar problemas posteriores.

 

One Response to “Caminhão Usado”

  1. Paulo Cunha Says:

    Parabens pelas informaçoes, foram-me muito uteis.

Leave a Reply